O projeto Base Cartográfica Digital Contínua da Amazônia Legal, na escala de 1:100.000, foi desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) do Exército. Buscou validar e retificar as bases cartográficas já elaboradas, assim como preencher os vazios cartográficos, nos nove estados da região. No ano de 2010, este projeto foi concluído.

O porquê

A Base Cartográfica Digital na escala de 1:100.000 foi produzida para atender o planejamento estratégico da Amazônia, auxiliar na diminuição das incertezas geográficas para o monitoramento e para a fiscalização das atividades antrópicas, além de facilitar a aplicação de ações preventivas e corretivas em processos administrativos e jurídicos referentes ao uso ilegal dos recursos naturais.

Exemplos de aplicações práticas:

Beneficiários

Instituições públicas – federais, estaduais, municipais – responsáveis por licenciamento ambiental, zoneamento ecológico-econômico e gestão territorial e ambiental em escala regional, bem como a toda sociedade.

Instituições parceiras

Estratégias de implementação

Importante:

Ressalta-se que o download destas cartas poderá ser realizado a partir do sítio eletrônico do Exército Brasileiro (Diretoria de Serviço Geográfico – DSG) e/ou do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. O endereços eletrônicos estão disponíveis no menu ao lado.